LOGÍSTICA REVERSA
A prática de Logística Reversa é prevista pela lei número 12.305 aprovada em 2010 juntamente com a Política Nacional de Resíduos Sólidos tem como seu maior objetivo realizar o retorno sustentável dos materiais que já foram utilizados na cadeia produtiva: Indústria > Distribuição > Comércio > Cliente > Coleta e seleção-> Reciclagem > Retorno
Indústria Distribuição Varejo Consumidor Coleta Reciclagem ⟳
O maior objetivo é fazer o retorno sustentável dos materiais que já foram utilizados na cadeia produtiva.
A logística reversa é o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo de matéria-prima, estoque em processo e produtos acabados, do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recapturar valor ou realizar um descarte adequado. Essa prática pode ser dividida em dois tipos: a logística reversa pós-venda e a logística reversa pós-consumo. A logística reversa pós-venda refere-se a qualquer processo que ocorra antes do uso do produto pelo consumidor, como avarias no produto, danos durante o transporte ou termo do prazo de validade. Já a logística reversa pós-consumo acontece após o consumo do produto, com o objetivo de recolocar o produto ou suas partes para a reciclagem. A logística reversa é uma prática importante para empresas que desejam agregar valor aos seus produtos, gerar vantagem competitiva e contribuir para a sustentabilidade do planeta.
BENEFÍCIOS DA LOGÍSTICA REVERSA
Se interessou pelo serviço?
9 em cada 10 consumidores brasileiros acreditam que ações de desenvolvimento sustentáveis são importantes. Somos especialistas no planejamento, operação e gerenciamento de resíduos.