A logística reversa é uma área da logística que tem como maior objetivo fazer o retorno sustentável de materiais já utilizados, se baseando na cadeia de produção, ou seja, focado principalmente em itens que passam pelo processo completo de venda no mercado. Esse processo ocorre por meio de ações que visam reaproveitar as matérias primas ou muitas vezes até fazer a reciclagem de outros itens que substituam determinados materiais (como por exemplo as embalagens de produtos) e assim preservando o meio ambiente.
No processo de logística reversa a responsabilidade sustentável desses materiais é dividida entre a empresa e parte dela para os consumidores, por isso diversas empresas e empreendedores tendem a buscar formas de incluir o consumidor final e engaja-lo na prática, é muito comum vermos ações por exemplo que incentivam o retorno da embalagem de perfumes e outros produtos a loja.
Um processo de logística reversa de sucesso requer que a empresa conheça muito bem os materiais utilizados na produção e o impacto que esses materiais podem causar ao meio ambiente. Assim é impossível elaborar um plano que beneficie a empresa, o consumidor e a natureza.
A Atto é especializada em gerenciamento de resíduos sólidos e comercialização de materiais recicláveis, desenvolvemos processos que garantem que tudo seja minuciosamente trabalhado da forma correta.
Entenda um pouco mais sobre o ciclo da logística reversa:
Indústria
Os produtos são produzidos e embalados.
Distribuição
As empresas distribuem os produtos para o comercio.
Varejo
Nas lojas os produtos foram vendidos.
Consumidor
Os produtos são consumidos e as embalagens descartadas.
Coleta
Os produtos são selecionados e separados.
Reciclagem
Após serem reciclados são transformados em matéria prima para novos produtos.
Entendeu que é a logística reversa? Veja agora alguns de seus benefícios:
> Colabora com questões ambientais;
> Diferencial para o seu negócio, afinal, consumidores se importam com ações sustentáveis de empresas;
> Imagem institucional positiva;
> Reutiliza os materiais na produção de outros produtos;
> Cria consumidores mais conscientes.